A Rua

Jurubatuba é uma palavra proveniente do tupi-guarani e tem como tradução “abundância de palmeiras”. Daí a origem do nome da rua mais tradicional do comércio moveleiro em São Bernardo do Campo.

Até o final do século XIX, a cidade ainda era dividida por linhas, mas tão logo veio o processo de urbanização e loteamentos, e a então chamada linha jurubatuba, cercada por palmeiras imperiais, deu espaço para a rua de mesmo nome no centro da cidade.

O processo comercial começou a originar-se com os imigrantes europeus, mais precisamente os italianos. Estes iniciaram a produção de vinhos a partir do plantio de uvas e a confecção de móveis na região, sendo que a segunda opção tornou-se mais rentável, uma vez que a procura pelo trabalho de marcenaria começou a crescer e ganhar fama pela região. Seguindo a mesma linha de atuação, a comunidade libanesa também teve grande tradição no comercio de móveis e decoração ao longo da Rua Jurubatuba, e mais tarde se tornaria o principal alicerce dos lojistas da região

A partir deste contexto, o comércio moveleiro foi ganhando adeptos nacionais e quebrando a hegemonia estrangeira do segmento na região. O crescimento foi tanto que as lojas dominaram a rua e toda a sua extensão, e a cidade ganhou o status de Rota dos Móveis, promovendo feiras periodicamente a atraindo o público de todo o território nacional.

Hoje, a Rua Jurubatuba conta com 77 lojas, sendo referência no segmento de móveis e decoração em todo o país. 

Cadastre-se

Receba as promoções e novidades da Rua Jurubatuba em primeira mão.

Participe das Redes Sociais



Apoio