História Moveleira

Os móveis sempre acompanharam a evolução cultural da sociedade, desde a Idade Média, onde pedras e madeiras serviam para abrigar alimentos e objetos, até os dias de hoje, tendo as mais variadas funções.
Até onde se tem registro, a cama é a primeira peça de mobília de forma e função definida, nascida no Antigo Egito, em 1.500 A.C. Suas características eram basicamente as mesmas de hoje, entretanto não havia colchão.

No Brasil, a fabricação de móveis teve início em 1836, a partir de madeira compensada. A tecnologia foi trazida por imigrantes europeus e aos poucos foi se estendendo e ganhando território, principalmente no sul e sudeste brasileiro. Em pouco tempo, grandes empresas do setor surgiram em São Paulo, onde mais tarde se organizariam para fundar o Sindimov (Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo). Naquele mesmo período, Mário de Andrade promove o primeiro concurso de Mobília Proletariado do Brasil, investindo mais verba no ramo comercial e atraindo cada vez mais o público-alvo para a região.

Posteriormente, no início do século XX, o desenvolvimento tomou conta da região do Abc Paulista, principalmente em São Bernardo do Campo, com a chegada do parque industrial, fábricas e montadoras de automóveis. Neste contexto, novas indústrias surgiram, e o setor moveleiro saiu do ápice e entrou em declínio. Mas as lojas da Rua Jurubatuba permaneceram em evidência no setor, mantendo o foco em suas atividades e extraindo, daquele cenário, serviços que beneficiariam os demais fabricantes, como tintas, vernizes e materiais em geral. A então “Rota dos Móveis” dá espaço para a “Rota do Automóvel”, mas a tradição em móveis e decoração se mantém ativa na região graças ao comércio da Rua Jurubatuba.

Sendo um dos primeiros centros comerciais com foco exclusivo no ramo moveleiro, a Rua Jurubatuba atraiu fábricas de móveis e prestadores de serviços para a região do Grande ABC, mantendo viva a tradicional fabricação e comercialização de móveis e decorações. Até hoje, a rua é uma referência nacional no segmento e atrai o público para movimentar o comércio local.

Cadastre-se

Receba as promoções e novidades da Rua Jurubatuba em primeira mão.

Participe das Redes Sociais



Apoio